Madeira

Madeira 2019

A Madeira é um excelente destino de férias durante todo o ano, oferecendo uma experiência única aos visitantes. A Madeira dispõe de uma deslumbrante costa rochosa, um dramático interior montanhoso.

Madeira é um local ideal para os amantes de aventura de beleza natural.

O Funchal é uma cidade cosmopolita e tem tudo o que o continente pode oferecer, como gastronomia e cultura, com seus vários bares e restaurantes. Não deixe de pedir as "lapas" na Zona Velha, que são moluscos locais, e a poncha, que é uma bebida típica da ilha, que lembra nossa caipirinha.

5 dias na Madeira

DIA 1: CHEGADA E PASSEAR PELO FUNCHAL

MERCADO DOS LAVRADORES

Segunda a Quinta-feira: 8h-19h; Sexta-feira: 7h-20h; Sáb.:7h-14h

· Uma verdadeira explosão de cor e sensações únicas

· Observar a venda de flores, legumes, frutas tropicais, bem como as diversas variedades de peixe da ilha

· Os comerciantes abordam e dão a provar os frutos tradicionais da Madeira: Anona, pêra-abacate, manga, costela de adão e cana-de-açúcar; vários tipos de maracujá: maracujá-limão, maracujá-ananás, maracujá-banana, maracujá-laranja, maracujá-pêssego e maracujá-tomate;


PALÁCIO SÃO LOURENÇO

Avenida Zarco 9001- 902 (9h-12h / 14h-17h)

Bilhete: Grátis

· O Palácio de São Lourenço apresenta uma arquitetura militar, manuelina e maneirista, tendo sofrido alterações ao longo dos tempos que o transformaram, progressivamente, num "palácio nacional".

· No centro do Funchal, o Palácio de São Lourenço, também conhecido por Fortaleza de São Lourenço.

  • Este monumento de referência histórica e política da Região Autónoma da Madeira, possui um torreão ameado no lado leste, característico do período "manuelino". Durante o período "filipino" foram erguidos os três baluartes voltados a norte.
  •  Atualmente, o palácio funciona como residência do Representante da República e sede do Quartel-general da Zona Militar da Madeira.


SÉ CATEDRAL

Rua Do Aljube, 9000-067 (9h-12h / 16h-17h30)

· A Sé Catedral do Funchal, classificada como Monumento Nacional desde 1910, constitui o principal templo religioso do Arquipélago, sendo muito visitado pelos habitantes e visitantes da cidade do Funchal.

· De inegável valor histórico, arquitetónico e artístico, destaca-se do interior da Catedral o retábulo da capela-mor mandado executar pelo Rei D. Manuel I em 1510-1515. O retábulo, encimado por um sobrecéu gótico, apresenta-se sob a forma de um políptico de grande porte, constituído por talha dourada, completado por esculturas de pequenas dimensões, e pinturas a óleo sobre madeira. O elevado valor deste retábulo advém da elevada qualidade técnica de execução e do facto de constituir o único retábulo do período manuelino que permanece, na íntegra, no seu local de origem.

· A Sé do Funchal apresenta ainda um dos mais belos tetos de Portugal, elaborados com madeira da ilha e o cadeiral da capela-mor ostenta o estilo flamengo.

· A porta principal exibe linhas góticas, e as peças de talha dourada do século XVII evidenciam algumas características do período manuelino.
A igreja possui também uma excecional cruz processional, oferecida por D. Manuel I, considerada uma das obras-primas da ourivesaria manuelina portuguesa.


FORTE SÃO DE SANTIAGO

Rua do Portão de São Tiago 9060-250 (10h-17h)

· Construído no início do século XVII como fortaleza de defesa do porto do Funchal, o Forte de São Tiago é um forte urbano de arquitetura militar.

· Este forte de arquitetura militar está localizado acima da orla marítima da zona histórica da cidade, mais conhecida por "Zona Velha".

· O Forte de Santiago foi construído como fortaleza de defesa do porto do Funchal no início do séc. XVII.

· Hoje em dia, nele se encontra o Museu de Arte Contemporânea


PASSEIO PELA MARGINAL


TELEFÉRICO DO MONTE

Caminho das Babosas, n.º 8 (9h-17h45)

Bilhete: 11 Euros (Só ida)

· A cidade do Funchal é reconhecida por Cidade Jardim, fruto da convivência dos espaços verdes com o casario, com grande riqueza florística, numa simbiose entre o meio rural e a urbe. Esta harmonia paisagística e ambiental proporciona agradabilidade à experiência do passeio de teleférico.

· Veja a cidade a afastar-se e subindo as encostas aproxime-se de uma natureza íngreme, enquadrada pelo azul atlântico. Da cidade ao alto da freguesia do Monte, veja também a beleza natural da Madeira, a sua orografia e a sua geologia.

· O percurso tem aproximadamente 3.200 metros de comprimento inclinado, ao longo do qual vence um desnível de 580 metros. A velocidade na linha é regulável até aos 5,0 m/s, o que permite regular o tempo de percurso entre 11 a 20 minutos. Normalmente o percurso é realizado em 15 minutos.

· A freguesia de Nossa Senhora do Monte foi criada em 1565, hoje é designada apenas por Monte. O Monte é um dos locais mais aprazíveis da Madeira.
Com uma localização privilegiada no anfiteatro da cidade do Funchal, a freguesia do Monte, localizada a cerca de 9 Km do centro e a 550 m acima do nível do mar é, sem dúvida, um dos locais do Funchal a visitar.
Com uma vegetação luxuriante e vistas soberbas sobre o anfiteatro e baía do Funchal, foi, desde os primórdios do turismo na ilha, o local de eleição dos visitantes da Madeira.


JARDIM TROPICAL MONTE PALACE

Caminho do Monte, 4A, 9050-288 (9h30-18h)

Bilhete: 12,5 Euros

· O Jardim Tropical Monte Palace localiza-se no cimo de uma linda colina com vistas deslumbrantes sobre a baía do Funchal.

· O Monte Palace foi outrora um local de importância histórica pois foi no século XVIII um luxuoso hotel que albergou muitos hóspedes importantes. Hoje, a Fundação Berardo, transformou esta belíssima propriedade num museu e jardim.

· Aqui encontrará plantas e flores exóticas de muitos continentes e também animais como patos, cisnes brancos e negros, pavões, galinhas e carpas Koi. 


IGREJA DE NOSSA SENHORA DO MONTE

Rampa da Sacristia 1, 9050-285 (9h30-18h)

· Padroeira da Madeira

· A igreja do Monte construída no século XVIII, apresenta uma arquitetura setecentista e oitocentista. Na capela lateral esquerda encontra-se o túmulo de Carlos de Habsbourg, último imperador da Áustria.

· A Igreja de Nossa Senhora do Monte foi construída no séc. XVIII sobre os alicerces da primitiva ermida do séc. XV, por ordem de Adão Gonçalves, filho de Gonçalo Aires Ferreira, escudeiro do Infante e povoador da ilha. Mais tarde, por exigência do culto e aumento de número de fiéis, a igreja foi ampliada. Em 1748 um terramoto deixou a igreja destruída, tendo sido reconstruída em 1818.
No altar-mor encontra-se a imagem de Nossa Senhora do Monte, venerada desde os primórdios do povoamento da ilha da Madeira.

· Na capela lateral desta igreja encontra-se o túmulo de Carlos Habsburgo, Imperador da Áustria, da Hungria e da Boémia, exilado em 1921 na Madeira.

· No interior da igreja é possível apreciar também belas peças de ourivesaria lavrada dos sécs. XVII XVIII.

· No dia 15 de Agosto celebra-se o dia de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Diocese e da cidade do Funchal.


DESCIDA EM CARROS DE CESTO

Sítio da Igreja (9h-18h)

Bilhete: 30 Euros (2 pessoas)

· Na localidade do Monte encontrará um tipo de transporte muito sui generis, o "carro de cesto", que constitui uma experiência única a não perder.

· Os famosos "carros de cestos" constituem uma das atrações mais conhecidas da Madeira. Estes carros são produzidos artesanalmente, com vimes e madeira, e dispõem de dois lugares sentados.

· São conduzidos e controlados por dois carreiros, trajados de branco e com chapéu de palha na cabeça que, com perícia, utilizam as próprias botas, com grossas solas de borracha, como travões.

· A viagem entre o Monte e o Funchal (até à localidade do Livramento), desenvolve-se num percurso de cerca de 2 Km e efetua-se em cerca de 10 minutos, proporcionando aos seus utilizadores momentos de pura emoção.


DIA 2: PASSEAR PELA ILHA - LADO OESTE

Sair em direção a CÂMARA DE LOBOS, uma bonita aldeia piscatória situada a oeste do Funchal onde é possível observar os barcos coloridos sendo puxados para as pedras escuras da praia.


Seguir ao longo da costa sul em direção ao CABO GIRÃO, considerado o segundo Promontório mais alto do Mundo e o maior da Europa, com 580 metros.

· É o cabo mais alto da Europa, com 580 m de altura, famoso pela sua plataforma suspensa em vidro.

· O miradouro do Cabo Girão, situado no promontório mais alto da Europa, a 580 m de altitude, oferece uma vertiginosa vista sobre as fajãs do Rancho e do Cabo Girão - pequenas áreas de terra cultivadas no sopé da falésia, bem como magníficas panorâmicas sobre o oceano e os municípios de Câmara de Lobos e do Funchal.

· O miradouro foi alvo de obras de requalificação, tendo sido construído uma plataforma suspensa em vidro, denominada de skywalk.


· Nas redondezas encontra-se a Capela de Nossa Senhora de Fátima, construída em 1951 e um dos principais locais de peregrinação da ilha.

Continue a viagem até à Vila da RIBEIRA BRAVA, com a sua Igreja de S. Bento e o seu mercado.

Prosseguindo em direção a Porto Moniz, uma vila piscatória muito conhecida pelas suas piscinas naturais, através do planalto mais alto da ilha, Paul da Serra, a 1500 metros de altitude, com passagem pela Ponta do Sol e pela CALHETA, onde se encontra a melhor praia de areia.


PORTO MONIZ

Sítio do Lugar (9h-19h)

Bilhete: 1,5 Euros

· As Piscinas Naturais do Porto Moniz são piscinas formadas pela lava vulcânica, onde o mar entra naturalmente trazendo água cristalina.

· As Piscinas Naturais do Porto Moniz são o grande "ex-libris" da vila do Porto Moniz. As piscinas naturais de água salgada são compostas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente. O espaço, que tem uma área de 3.800 m², dispõe também de uma piscina para crianças, parque infantil e acessos para deficientes.

· Esta praia dispõe ainda de parque de estacionamento, vestiários e balneários com cacifos para guardar os bens pessoais, snack-bar aberto na estação de verão, primeiros-socorros, espreguiçadeiras e Guarda-sóis para aluguer.


O regresso será efetuado pela Encumeada, a montanha que separa a costa norte da costa sul. Aproveite para parar no MIRADOURO VÉU DA NOIVA, onde pode contemplar uma majestosa queda de água, e observar a antiga estrada escavada na rocha, agora não recomendada ao trânsito.

· O Miradouro do Véu da Noiva, localizado entre o Seixal a São Vicente, permite-nos visualizar a cascata do Véu da Noiva e a costa norte da Ilha da Madeira.

· Situado na antiga estrada que liga o Seixal a São Vicente, o Miradouro do Véu da Noiva mostra-nos uma das mais emblemáticas paisagens da Madeira. A partir deste ponto vemos a Cascata do Véu da Noiva que, devido à sua altura e à carga de água que jorra pela encosta abaixo, faz lembrar o véu de uma noiva.


Passando por SÃO VICENTE, atravesse a famosa floresta Laurissilva (classificada pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade).



DIA 3: PASSEAR PELA ILHA - LADO ESTE 

Sair em direção a Camacha, local conhecido pela indústria do vime e pelo seu folclore. Em seguida suba ao PICO DO AREEIRO, o terceiro cume mais alto da ilha (1.818m de altitude) de onde pode desfrutar de uma vista soberba sobre a costa norte e sul e da Ilha.

Descendo por estradas florestais, chega ao RIBEIRO FRIO, para visitar o viveiro de trutas, seguido de um estimulante passeio a pé durante 45 minutos ao longo de uma levada, terminando no MIRADOURO DOS BALCÕES. As levadas, são canais de irrigação de capital importância para a economia da ilha, permitem uma invulgar comunhão com a natureza.

Continue o passeio até SANTANA, conhecida pelas casas cobertas de colmo, uma das imagens tradicionais da ilha. Visite o PARQUE TEMÁTICO DA MADEIRA, único em Portugal, é um fantástico recinto de exposições, dedicado à história, à ciência e à tradição do Arquipélago da Madeira. Dê largas à imaginação e embarque numa viagem de descoberta pela Madeira e Porto Santo, pela sua história, cultura e tradições das suas gentes, vibrando com a beleza invulgar deste imenso Parque-Jardim.

Estrada do Parque Temático 1, 9230-098 Santana (10h-19h)

Bilhete: 6 Euros


Visite a vila piscatória do Caniçal e a cidade do MACHICO, que dispõe de uma das melhores praias da Madeira e foi o local onde aportou em 1425 o descobridor João Gonçalves Zarco.



DIA 4: PASSEAR PELA ILHA - LEVADA

Passeie pelas "levadas", os canais de irrigação que se estendem por cerca de 2 mil km e levam até a floresta Laurissilva, considerada Patrimônio da Humanidade.

As levadas constituem canais criados pelo homem para transportar a água da parte norte da ilha, onde a precipitação é maior, para a parte sul. Hoje muitas destas levadas, que aproveitam as curvas de nível, foram transformadas em percursos pedestres e estão sinalizadas. Há levadas difíceis e exigentes, mas há também levadas para os menos bem preparados. 

Uma das levadas mais fáceis de fazer, mais bonitas e mais curtas é a Levada dos Balcões (com apenas 1,5 km para cada lado). Para os mais bem preparados, a LEVADA DAS 25 FONTES ou a LEVADA DO CALDEIRÃO VERDE são das mais belas. Os mais exigentes, podem seguir ainda a Levada do Caldeirão Verde para o Caldeirão do Inferno.

Reservar Levada:

· 35 Euros

https://www.lido-tours.com/pt/levadas/rabacal-risco-25-fontes.html

https://www.lido-tours.com/pt/levadas/queimadas-caldeirao-verde-santana.html

· 36 Euros

https://www.madeiraoutdoor.com/pt/a152/rabacal-lev.-das-25-fontes-lev.-do-risco

https://www.madeiraoutdoor.com/pt/a190/green-cauldron-levada

https://www.madeiraislandsguide.com/book/pt-pt/atividades-e-passeios/caminhada-na-levada-das-25-fontes/

https://www.madeiraislandsguide.com/book/pt-pt/atividades-e-passeios/caminhada-na-levada-caldeirao-verde/

https://www.getyourguide.pt/s/?q=levadas&customerSearch=1&p=2


LEVADA DAS 25 FONTES

Distância: 4,6 Km (+ 4,6 Km regresso)

Dificuldade: Médio

Duração: 3 horas

Início/Fim: E.R.110 (Rabaçal, Paúl da Serra) / E.R.110 (Rabaçal, Paúl da Serra)

Altitude min/máx: 1290 m / 900 m

A Levada das 25 Fontes (e do Risco) é um dos trajetos mais frequentados quer pelos madeirenses quer pelo fluxo turístico existente, sendo de fácil entendimento o porquê. Tal como a Levada do Risco, poderá iniciar este percurso de duas formas: ou pela zona do Rabaçal na E.R. 105 (Antiga E.R. 110) ou pela Zona de Lazer da Caldeira, denominada de "Garagem", na Estrada Dr. Roberto Monteiro (Antiga E.R. 211).

Em qualquer um dos acessos é possível facilmente encontrar o trilho, sendo que por uma questão de mobilidade e de estacionamento, indicamos que tenha como referência a primeira opção, até porque existe um serviço de transporte disponibilizado pelo Município da Calheta que efetua o trajeto até ao ponto referencial de partida: o Posto Florestal do Rabaçal.

O nome de 25 Fontes advém do número de nascentes que durante todo o ano insistem em cair na bonita lagoa existente.

Como Chegar

Tendo como referência a saída do Funchal e, devido à Estrada Regional (E.R.105) entre a Encumeada e o Rabaçal encontrar-se de momento fechada ao trânsito, recomendamos que:

· Deve seguir na Via Rápida (VR1) em direção à Ribeira Brava;

· Na Ribeira Brava, siga pela Via Expresso (VE3) em direção à Ponta do Sol e Calheta;

· Na chegada à vila do Arco da Calheta, na rotunda, siga pela 1ª saída em direção à Estrada Regional (E.R.222);

· No sítio do Loreto siga a sinalização até ao Rabaçal;

· O percurso encontra-se à direita.

As paisagens profundas permitem uma descida inspiradora até ao início da levada, sendo que à medida que se aproxima a frequência de Floresta Laurissilva intensifica-se.

Antes de chegar ao Posto Florestal encontra à sua direita um trilho, não sinalizado, que dá acesso à vereda da Lagoa do Vento. Para mais informações clique aqui.

Chegando ao posto florestal, dispõe de WC's públicos sendo que poderá aproveitar uma vez que não existe mais nenhum durante o percurso.

O percurso encontra-se bem sinalizado pelo qual poderá seguir as indicações constantes nas placas de sinalização.

A Levada das 25 Fontes e a Levada do Risco são duas levadas praticamente paralelas que têm como destino a Central Hidroelétrica da Calheta, sendo que, até à zona do Risco, correspondem a cenários idênticos do ponto de vista paisagístico e florístico, existindo no entanto, muitas particularidades em cada uma delas, como é o caso das quedas de água e dos muitos ângulos de visualização das profundas paisagens.

No seguimento do percurso encontra uma ponte que permite efetuar a travessia sobre a Ribeira Grande. Neste mesmo local é possível avistar ao longe a belíssima cascata do Risco, coincidindo com o términus daquele percurso.

Para chegar ao final da Levada das 25 Fontes é necessário continuar sendo que após a ponte, segue uma escadaria em pedra emparelhada, ladeada pela levada, sendo um cenário igualmente marcante. No seu topo encontramos uma envolvência peculiar deste trajeto, estando o canal de água a um nível superior ao que normalmente encontra.

O percurso prossegue no seu canal estreito com os bonitos túneis de urzes, e poderá ser efetuado em segurança por ter varandins em todo o percurso.
Durante o percurso encontra à esquerda, um acesso que permite ir até à levada da Rocha Vermelha, sendo que, para este percurso, aconselhamos outro trajeto.

O percurso até ao final da Levada das 25 Fontes prossegue num sempre agradável cenário de natureza protegida, encontrando à esquerda as paisagens profundas do Vale da Ribeira da Janela, que o acompanhará até à origem da Levada das 25 Fontes.
Deverá retornar pelo mesmo caminho.


LEVADA DO CALDEIRÃO VERDE

Distância: 6,5 Km (+ 6,5 Km regresso)

Dificuldade: Médio

Duração: 5:30 horas

Início/Fim: Parque Florestal das Queimadas / Parque Florestal das Queimadas

Altitude min/máx: 980 m / 890 m

· Esta levada de 6,5 km, com duração de 5:30 horas, tem início no Parque Florestal das Queimadas e oferece ao caminhante uma vertiginosa e espetacular vista da orografia do interior da ilha.

· Este trilho percorre a esplanada da levada do Caldeirão Verde numa altitude dos 990m no Concelho de Santana. Este percurso tem início e fim no Parque Florestal das Queimadas, numa extensão de 6,5 Km (+ 6,5Km de regresso), numa duração de 5h 30m (ida e regresso).

· No Parque Florestal das Queimadas encontra-se a Casa de Abrigo das Queimadas, que mantém as características originais das Casas Tipícas de Santana, apresentando telhado em colmo.

· Neste Parque existem espécies vegetais arbóreas algumas exóticas realçando exemplares de criptoméria elegante (Cryptomeria japonica) e de faia europeia ( Fagus sylvatica); e outras indígenas como o cedro da Madeira (Juniperus cedrus), o til (Ocotea foetens), o pau Branco (Picconia excelsa), urze (Erica platycodon subsp. maderincola), folhado (Clethra arborea), uveira da serra (Vaccinium padifolium).

· Ao iniciar o percurso logo é encontrada a esplanada da levada do Caldeirão Verde. Esta levada, é uma impressionante obra de arte construída no século XVIII, tem início no leito principal da Ribeira do Caldeirão Verde e atravessa por abruptas escarpas e montanhas, transportando a água que escorre das mais altas montanhas da ilha da Madeira, para o regadio dos terrenos agrícolas da freguesia do Faial. Esta levada constitui uma importante via no interior do vale profundo da Ribeira de São Jorge oferecendo ao caminhante uma vertiginosa e espetacular visão da orografia do interior da ilha e a possibilidade de passar por túneis escavados na rocha pelo Homem.

· Ao longo do percurso são observadas espécies vegetais pertencentes à Floresta Laurissilva do Til e do Vinhático destacando-se o til (Ocotea foetens), o loureiro (Laurus novocanariensis), o folhado (Clethra arborea), o sanguinho (Rhamnus glandulosa), o perado (Ilex perado), leituga (Sonchus fruticosus), o aderno (Heberdenia excelsa), a corriola (Convolvulus massonii), sabugueiro (Sambucus lanceolata), piorno (Teline madeirensis), o isoplexis (Isoplexis sceptrum) e o alegra-campo (Semele androgyna). Para além destas espécies podem ser observadas com grande frequência as urzes das vassouras e molar (Erica platycodon subsp. maderincola e Erica arborea) e a uveira da serra (Vaccinium padifolium).

· Neste percurso também podem ser observadas espécies de avifauna indígena destacando-se o tentilhão (Fringilla coelebs), o bisbis (Regulus ignicapillus madeirensis), o Pombo Trocaz (Columba trocaz trocaz), a Lavadeira (Motacilla cinerea schmitzi) e a manta (Buteo buteo harteti).

· Ainda no início do percurso pode ser avistado um pequeno aglomerado populacional, trata-se da Achada do marques, sítio contemplado com o estatuto de Paisagem Protegida caracterizado pelos tradicionais poios agrícolas e antigos palheiros de pedra.

· Depois de passar pelos 4 túneis existentes ao longo do percurso, o Caldeirão Verde surge à esquerda da levada e para lá chegar, basta subir alguns metros pelo leito do ribeiro. Para passar estes túneis, uns mais extensos do que outros, é necessário atenção pois o piso é escorregadio.
O lago do Caldeirão Verde é formado pela água que se projeta verticalmente do leito do Ribeiro do Caldeirão Verde a uma altura de aproximadamente 100m.

· Depois de repousar um pouco e apreciar a paisagem natural envolvente e a espetacular cascata, é tempo de regressar percorrer o mesmo trilho até ao Parque Florestal das Queimadas


MIRADOURO DA EIRA DO SERRADO

Seguir em direção às freguesias das Romeiras, Vasco Gil e Estrela que proporcionam as mais espetaculares vistas sobre o interior da Ilha. No MIRADOURO DA EIRA DO SERRADO a 1094m, observa-se a povoação do CURRAL DAS FREIRAS, situada no interior de uma enorme cratera de um vulcão extinto.

· Situado a uma altitude de 1095 m, oferece um deslumbrante panorama sobre a freguesia do Curral das Freiras.

· O miradouro da Eira do Serrado, situado no interior montanhoso do concelho de Câmara de Lobos, no 'coração' da ilha, ergue-se a uma altitude de 1095 m.
Oferece uma fantástica panorâmica sobre o vale onde assenta a pitoresca freguesia do Curral das Freiras e as grandiosas montanhas do maciço central que a rodeiam.

· O acesso ao miradouro faz-se por uma vereda que parte da Estalagem Eira do Serrado.



DIA 5: PORTO SANTO

CRUZEIRO DE 1 DIA + TRANSFERES + EXCURSÃO (8H)

Porto Santo Line

Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 20 (8h-18h)

(+351) 291 210 300

Bilhete: 82,4 Euros

A 79 kms da ilha da Madeira, situa-se um dos últimos paraísos do Atlântico: o Porto Santo! Viaje a bordo do Lobo Marinho e visite a Ilha do Porto Santo e a sua magnífica praia de 9 kms de areia fina, com propriedades terapêuticas, um mar azul-turquesa, calmo e com uma temperatura única (18ºC/20ºC)

Fotogaleria

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora