Gastronomia
kahvaltı (café da manhã): café turco (servido com a
borra) ou çay
(chá) - o mais gostoso é de maçã -, pão, queijo, tomates, pepino, azeitona e
ovo.
O tradicional çay: bebida nacional da Turquia, é um chá preto em que qualquer hora é hora para tomá-lo. Turco que é turco está sempre com um copinho dele nas mãos, não impota o lugar.
O prato típico é sem dúvida o kebap
Mas existem inúmeras outras deliciosas opções:
adana kebap, feito de carne vermelha com pimenta e paprica.
O balık ekmek é uma marca registrada de Istambul. É um sanduíche de peixe servido com salada e gostas de limão. Além de gostoso, é uma das formas mais baratas de comer na cidade, custa cerca de TL5 (US$2,60). O lugar mais fácil de encontrá-lo é na região da Galata Köprüsü (Ponte Galata).
Se você acha que vai sentir falta do nosso arroz e feijão de todos os dias, procure os pequenos e populares restaurantes da região do Grand Bazaar que irá encontrar o prato. Para acompanhar, peça um köfte, uma espécie de almôndega feita na chapa.
Já o simit, vendido nas ruas, é uma deliciosa rosca coberta com gergelim pronta para comer a qualquer hora. (nutela ou salgada)
Bastante popular também é o pide, uma pizza comprida feita na massa de pão pide recheado com os recheios de sua preferência. O mais tradicional é feito com queijo, tomate, ovo, azeitona, pimenta e, em alguns casos, carne.
Na hora da sobremesa, os doces turcos são uma tentação. A começar pelo dondurma, o sorvete que é atração turística . Entre os doces, os que mais fazem sucesso são o lokum, feito de uma goma com diferentes recheios e o baklava, de massa folhada e normalmente recheado com pistache, nozes e castanhas. O melhor lugar para encontrá-los a rodo e ainda levar de souvenir para os amigos é o Mısır Çarşısı (Bazar de Especiarias).
