Gastronomia
Barszcz czerwony
Barszcz czerwony é uma sopa de beterraba. É outra sopa polonesa de sabor realmente intenso que é muito típica na Polônia. Muitos poloneses adoram uma tigela forte de Barszcz czerwony em um dia frio de inverno, servido com uma porção de smietana (creme azedo) por cima.
Bigos
Bigos é um prato polonês muito tradicional e seus ingredientes básicos são chucrute, repolho fresco, vários tipos de carne e salsichas, bacon, cogumelos secos, ameixas secas, cebola e especiarias. Normalmente é comido com pão de centeio ou batatas.
Chłodnik
É uma sopa de beterraba fria com ovo dentro. Muito parecida com a sopa Barszcz czerwony, mas ao mesmo tempo é bem diferente. Normalmente, um ovo cozido é cortado à metade e colocado no topo. Chłodnik é instantaneamente reconhecível por sua rica cor rosa, e a sopa é uma entrada comum em todo o país. Quase sempre é servido com pão.
Gołąbki
Gołąbki é um prato polonês tradicional e típico. Feito de carne de porco picada com um pouco de arroz, cebola, cogumelos e envolto em folhas de repolho branco. Existem também outras variações de recheios, como frango, carne de carneiro ou sem carne. Antes de servir repolho são cozidos / fritos na gordura. É geralmente servido com um molho de tomate, champignon ou pepino cremoso.
Kiełbasa
Uma das melhores salsichas na minha opinião é a Krakowska, uma especialidade da Cracóvia, temperada com pimenta e alho. Gostei também da Kabanosy, uma salsicha fina e seca aromatizada com sementes de alcaravia.
Para os corajosos de plantão, tem o Kaszanka, uma salsicha de sangue cheia de grumos e sangue de porco. Se você estiver na Cracóvia, não deixe de conhecer o Kielbaski z Niebieskiej Nyski, para ter um gostinho da salsicha mais famosa de Cracóvia.
Kotlet schabowy
É a variação polaca de uma costeleta de porco frita. Feita a partir do lombo de porco milanesa revestida com farinha de rosca (servida com ossos ou sem), é normalmente servido com salada de repolho, beterraba, batata e outros vegetais.
Krówki
É impossível resistir ao melhor doce polonês de todos os tempos, o krówki. Cada um é embalado individualmente em papel amarelo com uma foto de vaca. A tradução literal de krówki é "pequenas vacas".
Os primeiros krówki foram feitos pela família Pomorkis em 1930. A receita original contém leite, açúcar, manteiga e sabor de baunilha, mas existem muitas variações. Quando feitos à mão, são crocantes por fora e macios por dentro.
Obwarzanek
Nada mais é do que um bagel (ou em outros formatos) polvilhado com sementes de papoula ou sezame.
Sem falar que é o único alimento polonês que é protegido pela União Européia. E está listado também na Lista de Alimentos Tradicionais. Eles se tornaram um símbolo não oficial de Cracóvia. Sua história remonta ao século 14 e sua popularidade nunca caiu. Todos os dias, os padeiros cracovianos preparam mais de 200 mil obwarzanek.
Oscypek
Os amantes de queijos precisam experimentar esta maravilha da culinária polonesa. Oscypek é um queijo feito de leite de ovelha, e é delicioso comido frio ou cozido. Vindo do alto das montanhas polonesas Tatra, é um prato de marca registrada.
A forma mais comum de comê-lo é grelhado e servido com molho de cranberries ou morangos e alface ou rúcula
Paczki
Este pão com cobertura de açúcar é recheado com diversos sabores. Um dos sabores mais populares é o de morango. Outros sabores que fazem sucesso são o de creme e chocolate. Você encontra o paczki em padarias de todo o país.
Pierogi
Pierogi ou pierożki são feitos de massa fina e podem ser servidos salgados ou doces. Recheios populares incluem carne, chucrute, queijo cottage, cogumelos, batatas cozidas com cebola frita ou frutas da estação (como mirtilos e cerejas).
Polskie naleśniki
Aqui está o equivalente polonês de crepes franceses. Polskie naleśniki são finas panquecas com qualquer tipo de recheio que você pode sonhar. Pode ser tanto doce, quanto salgado. As mais tradicionais são as de queijo, misturado com açúcar, geleia, frutas. Ou com carne e legumes.
Rosół
Rosół é uma das sopas mais populares na Polônia. Semelhante a nossa sopa de galinha com macarrão ou caldo de galinha. Na versão polonesa não pode faltar frango, cebola, alho-poró, aipo verde, salsa, repolho e pimenta.
Zapiekanki
Uma maravilha da cozinha polonesa. E o melhor de tudo, delicioso. Um pedaço fino de pão, com cogumelos e uma variedade de coberturas. Enquanto baguetes franceses e pizza italiana podem parecer semelhantes, para o polonês, nada pode realmente substituir o seu amado zapiekanki .
Żurek
Provavelmente a sopa polonesa mais tradicional. A característica incomparável dessa sopa é o seu sabor amargo. Mas não é um amargo como limão, o sabor é mais delicado e característico. Um tanto quanto exótica.
O caldo de centeio azedo é feito de ervas e farinha. É deixado ferver por algum tempo antes de adicionar ovos cozidos picados, linguiça defumada, salsicha crua, batatas, cogumelos e bacon. Geralmente é servido dentro do pão.de um pão grande e crocante.
