
Istambul 2 dias
Istambul acorda cedo, assim que o sol nasce, as mesquitas entoam seu cântico convocando os fiéis para a primeira oração do dia, o grito é alto, firme e pode até assustar quem tem sono leve. Mas ainda que o dia comece com a oração matinal, as atrações turísticas de Istambul só abrem às 9:00 da manhã. Bom para você descansar do fuso, e melhor ainda para você tirar fotos da cidade completamente vazia (no inverno o amanhecer é um pouco nublado, então dormir algumas horinhas a mais, é uma melhor opção)
DIA 1
MESQUITA AZUL
9h30-16h30
Gratuito
- um dos templos mais importantes para a religião muçulmana.
- Por ser um templo, lembre-se de não ir de saia ou bermuda, e para as mulheres levar uma túnica que cubra o cabelo e os ombros.
- é a Mesquita Imperial do Sultão Ahmet (Sultan Ahmet Cami), que ficou conhecida como mesquita azul graças aos seus ornamentos azuis internos.
- Mas não entre lá esperando ver muito azul porque você vai se dececionar, os azulejos azuis que renderam o apelido ficam em galerias fechadas ao público. Com ou sem azul, não dá para negar que a mesquita é bonita pra caramba!
- A mesquita foi construída entre 1603 e 1617 no exato local onde ficava o palácio dos Bizantinose bem em frente a igreja -então convertida em mesquita - Aya Sofia, como forte de exaltar os dons arquitetónicos dos Otomanos.
- A Mesquita Azul tem 6 minaretes (torres equipadas com microfones potentes para chamar todo mundo para a reza, e tem um pátio interior BEM bonito.)
PRAÇA DO HIPÓDROMO / PARQUE SULTANAHMET
- fica em frente a Santa Sofia.
- O local, que já foi cenário das grandes corridas de cavalo, agora é uma praça com diversos símbolos antigos, como o Obelisco de Teodósio que foi levado a Turquia no final do século 4.
- praça principal (vizinha da mesquita azul) é sinalizada com três obeliscos: o mais antigo dos obeliscos, sem nenhuma inscrição, se chama Coluna de Constantino e data do século 10, o segundo monumento é uma espiral formada por três serpentes decapitadas (a cabeça dessas serpentes pode ser vista no museu arqueológico de Istambul) e o terceiro obelisco decorado com hieróglifos egípcios, se chama Obelisco de Theodosius e tem mais de 3500 anos de idade.
- Essa praça é para mim um retrato vivo da história de Istambul e um pequeno tira-gosto das maravilhas que veremos a seguir.
- Ainda nessa praça, você verá uma fonte Alemã, um presente de Kaiser Wilhelm II ao sultão. Alemanha e Turquia foram grandes aliados políticos até o fim da primeira guerra, muitos presentes dessa aliança estão espalhados pelos palácios de Istambul
- A área do Hipódromo estende-se além da praça principal, e merece ser explorada com calma. Detalhes como a torre de pedra antiga (Sob a Cisterna da basílica) ou a pedra branca que marca o Million (marco zero do império Romano) passam fácil desapercebidos.
MUSEU DA BASÍLICA SANTA SOFIA
9h-17h (7 Euros)
- fica logo em frente à Mesquita Azul
- A quarta maior igreja do mundo já existe há 1500 anos e é indispensável conhecer para quem passa em Istambul
- Para chegar lá atravesse o hipódromo (aproveite a travessia para tirar fotos incríveis tanto da mesquita azul como da Aya Sophia, ambas ficam especialmente fotogênicas fotografadas da fonte que fica entre elas).
- Perto das 11:00 da manhã, o museu começa a encher.
- Santa Sophia, ou igreja da divina sabedoria é uma das principais heranças do império Bizantino, e um dos edifícios mais importantes já construídos (imagine só que essa cúpula imensa foi construída no século 6!) a igreja foi a maior do mundo até a construção da Igreja de São Pedro no Vaticano - cerca de 1000 anos depois!
- Ela foi convertida em mesquita pelos Otomanos, e funcionou como uma das principais mesquitas do país até 1935 quando Ataturk (um dos mais importantes líderes políticos da Turquia, responsável pela ocidentalização do país) a transformou em museu.
- Aya Sophia é realmente um espetáculo. Começando pela parte externa - repleta de ruínas de outros templos que já estiveram nesse local, e pela entrada imponente. Lá dentro você poderá visitar os dois pisos do museu, o primeiro onde estão o altar (repare no contraste entre a imagem da Santa e as inscrições árabes, diversos lustres dourados lindos e muitos, mas muitos detalhes. Minhas expectativas eram altas, mas juro que fiquei embasbacada com a sutileza da Aya Sophia.
- Um corredor de pedra leva-te ao segundo andar da igreja, decorado com mosaicos bizantinos recentemente restaurados, e de uma delicadeza única.
Cisterna Da Basílica
9h-17h30
4 euros
- perto da Basílica Santa Sofia
- Criada para fornecer água para a cidade a cisterna ficou fechada por muito tempo, sendo descoberta em 1545, pelo francês Petter Gyllius. Construída no século 6 a cisterna já foi até cenário de filmes, e sua entrada é paga.
- O subsolo de Istambul é repleto de Cisternas subterrâneas usadas pelos romanos para estocar água e abastecer os palácios. A mais notável dessas cisternas se chama Yerebatan Sarayi ou Basílica da Cisterna e fica quase em frente a Aya Sophia.
- A entrada é uma casinha de pedra facilmente reconhecível pela fila de pessoas na porta.
- Quando Constantinopla foi conquistada pelos Otomanos, as cisternas continuaram sendo utilizadas até o final da construção de um sistema de Aquedutos, que garantia água muito mais fresca que a água armazenada no subsolo. As Cisternas foram abandonadas e passaram anos esquecidas. Anos depois parte das Cisternas foi encontrada por arqueólogos, parte delas foi restaurada, parte foi aterrada e parte continua fechada esperando um dia receber os investimentos necessários e ser transformada em museu.
- Uma escadaria te levará ao subsolo, um reservatório de água gigantesco ornamentado com uma galeria de colunas. Algo tão surreal que levei alguns segundos para me acostumar com a ideia. Para que os visitantes possam circular pela galeria foram construídas passarelas de madeira que atravessam o reservatório.
- A Basílica da Cisterna conta com som ambiente, uma música turca doce interrompida somente pelas incansáveis goteiras do reservatório e pelos cliques de câmaras e telefone. No final do corredor de madeira há uma coluna com buracos, reza a renda que quem colocar o dedão no buraco terá um desejo realizado. Na dúvida, faça seu pedido Um pouquinho mais adiante, duas cabeças de medusa sustentam duas pesadas colunas. A medusas é uma figura mitológica feminina com cabelos de cobra. Reza a lenda que quem olhasse para Medusa era imediatamente transformado em cobra. Na basílica, as Medusas foram colocadas de maneira um tanto intrigante: Uma delas foi colocada de lado, e a outra de cabeça para baixo. O motivo? Um dos mistérios mais bem guardados de Istambul.
- Aproveite sua visita para fotografar a galeria (desligue o flash, a iluminação local é mais do que suficiente para tirar fotos lindas) e imaginar como uma galeria dessas foi construída há mais de 1500 anos atrás.
PALÁCIO TOPKAPI
9h-16h45 (5 euros)
- Saindo da Cisterna deixaremos o mundo dos Romanos para trás e entraremos no mundo dos Otomanos.
- O Topkapi Palace foi a residência oficial dos sultões até 1853, a sede do governo Otomano e o centro cultura da cidade. Nos tempos de glória do império, o palácio chegou a ser habitado por mais de 5,000 pessoas (família do sultão, funcionários do palácio e estudantes). Imagine só a logística para comportar e alimentar essa galera!
- O palácio é um labirinto enorme de salas, quartos, museus e o imponente Harem (ingresso cobrado a parte) onde residiam as mulheres, filhas e concubinas do Sultão. Todos os funcionários que trabalhavam no harem eram eunucos.
- Não existe uma ordem certa para visitar o Topkapi Palace, mas se você não se organizar, sairá de lá deixando pedaços importantes para trás. Uma visita completa leva cerca de 4 horas mas se você não é tão detalhista, ou se não estiver interessado em aprender sobre os Otomanos, deve conseguir resumir o passeio em umas 2 horas.
- De qualquer forma, o palácio é lindo, oferece várias oportunidades fotográficas interessantes, tem vistas lindas da cidade e do rio Bósforo e guarda tesouros e relíquias absolutamente surreais. Vale cada segundo da visita!
GRAND BAZAAR
Segunda a
sábado - 9h às 19h
Fechado aos domingos e feriados
- ótimo para fazer compras em Istambul.
- Lá é um excelente lugar para comprar lembranças e coisas para lembrar-se da maravilhosa Istambul, principalmente se você não quiser gastar muito.
- Vale a pena ir também apenas para conhecer os quase 60 corredores de um dos maiores shoppings do mundo, já é um grande passeio.
- Aqui você encontrará de tudo um pouco: lembranças, doces, coisas que você não precisa mas adoraria levar de presente, lâmpadas coloridas, travessas pintadas a mão e até joias. Um verdadeiro paraíso para quem curte fazer umas compras. Lembre-se de pechinchar BASTANTE e não esqueça que o mercado egípcio costuma ser consideravelmente mais barato que o Grand Bazar.
DIA 2
SPICE BAZAR (MISIR ÇARŞISI)
- Terminaremos nosso dia num dos mercados mas coloridos de Istambul.
- O Space Market é o mercado das especiarias e consideravelmente mais barato que o Grand Bazar.
- Lá você encontrará lojinhas que vendem queijos, frutas secas coloridas, chás perfumados, especiarias diversas (lembram que a Constantinopla era o ponto final da rota da especiarias) e até souvenirs tradicionais.
- Vale andar com calma e aproveitar cada pequena descoberta.
MESQUITA SÜLEYMANIYE
- A desativação da Santa Sofia, passou a ser a maior de Istambul. Apesar de não ser tão famosa como a Mesquita Azul, também é bonita e importante, eu gostei de visitar. É ali perto que fica o Haman que fomos, vou contar mais pra frente.
- Todas as mesquitas têm torneiras, para que os muçulmanos possam se lavar antes das preces
PONTE DE GÁLATA
- Ao passar pela ponte, repare na quantidade de pescadores com suas garrafas repletas de pequenos peixinhos e tenha cuidado para não ser fisgado por um anzol voador.
- Para encerrar o passeio, voltando para o outro lado de Istambul, a Ponte de Gálata tem uma parte inferior com ótimos cafés e restaurantes que de noite se transformam em pista de dança.
- É uma excelente opção para terminar sua viagem com vontade de voltar a Istambul na Turquia.
PRAÇA TAKSIM
- Centrado na praça Taksim, com o Monumento da República, Taksim é um bairro movimentado com vida noturna, lojas e restaurantes.
- Os elétricos tradicionais percorrem a Istiklal Caddesi, a principal avenida pedonal da cidade, repleta de edifícios do século XIX que alojam cadeias de lojas internacionais, cinemas e cafés.
- Uma densa rede de ruas secundárias inclui bares, lojas de antiguidades e restaurantes com terraço no telhado e vistas para o Bósforo.
- A praça Taksim era originalmente o ponto de recolha das principais canalizações de água a partir do norte de Istambul e daqui ramificavam-se para outras partes da cidade. Este sistema de distribuição de água para a zona foi mandado construir pelo sultão Mahmud I que foi o sultão do Império Otomano de 1730 a 1754. A praça leva o nome da pedra do reservatório que também está localizado nesta área.
AĞA HAMAMI
- Kuloğlu Mh., Turnacıbaşı Cd. No: 48, 34433 Beyoğlu/İstanbul, Turquia
·
Banho turco: levar bikini
·
10-22h - 16h: 160 TRY (27 Euros)
· Entrada
self-service
· Kese (luva
banho especial): massagem
· Banho de
espuma
· Massagem com
óleo:
· Chá turco
PÔR-DO-SOL NA TORRE GÁLATA
9h-20h
5 euros
- Atravessando o Corno de Ouro, a Torre Gálata é ótima para ver toda Istambul e de quebra tirar algumas fotos lindas da paisagem.
- A torre, que já existe há 650 anos, tem um restaurante e uma loja de souvenires dentro dela.
- uma das torres mais lindas e antigas de Istambul, ela fica no alto de uma colina e a 140 de altura do nível do mar.
- E para chegar lá no alto, você terá que encarar uma bela subida em rua de paralelepípedo
- Lá do alto você verá as ruas apertadas de Taksim, a baía de Istambul com suas mesquitas pontiagudas, e o telhado peculiar do Topkapi Palace. A vista é realmente espetacular. A estrutura de pedra e madeira, é linda e imponente e as vistas valem a fila e o investimento.
