Faial

21-01-2023

Um dos mais icónicos lugares do Atlântico é o Vulcão dos Capelinhos. Também referido na literatura vulcanológica como: Mistério dos Capelinhos, recuando ao tempo em que a ciência por detrás da atividade vulcânica era ainda desconhecida.

O vulcão dos Capelinhos localiza-se na freguesia do Capelo, na Ponta dos Capelinhos. A sua singularidade e beleza paisagística, de formação muito recente, tornam a região uma das maiores atrações do arquipélago.

A recente erupção do Vulcão dos Capelinhos em 27 de setembro de 1957, marcou para sempre a história do Faial, e a paisagem circundante. Em atividade durante 13 meses, a emissão de cinzas vulcânicas e vapores de água deixaram um raio de destruição em torno do local. Mostrando resiliência, ali permanece o Farol dos Capelinhos intacto depois de tamanho aparato da natureza. Entre os períodos mais explosivos com emissão de bombas vulcânicas e os mais efusivos com a emissão de escoadas lávicas, ali se formou o mais virgem território dos Açores.

1 Dia

O QUE VISITAR NA ILHA DO FAIAL

  • Centro de Interpretação Vulcão dos Capelinhos
  • Descida à Caldeira do Faial
  • Marina da Horta
  • Baía de Porto Pim
  • Reserva Florestal Recreio da Falca
  • Miradouro Nossa Senhora da Conceição
  • Praia do Almoxarife
  • Peter's Bar Café
  • Piscina Natural do Varadouro
  • Fortaleza da Horta
  • Igreja de São Mateus
  • Levadas do Faial

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO VULCÃO DOS CAPELINHOS

O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos (CIVC) tem caráter informativo, didático e científico, dispondo de um conjunto de exposições, com especial destaque para a erupção do Vulcão dos Capelinhos e a formação do arquipélago dos Açores, mas também nos diversos tipos de atividade vulcânica no mundo e a história dos faróis açorianos.

Foi nomeado pelo European Museum Forum, para melhor museu da Europa no ano de 2012.

O edifício encontra-se soterrado, de modo a não interferir com a paisagem pré-existente, permitindo desfrutar desta recente paisagem vulcânica originada pela erupção de 1957/58. Para além de um conjunto de exposições, o Centro dispõe de um auditório e de uma exposição temporária de amostras de rochas e minerais.

No final da visita, suba ao Farol, onde é possível desfrutar desta paisagem singular.

DESCIDA Á CALDEIRA DO FAIAL

A descida à Caldeira é uma experiência especial e difícil de descrever, pois reveste-se de uma mística única, criada pela imponência da envolvência e pela sensação de estarmos a entrar num lugar praticamente intocado pelo homem.

O complexo de ecossistemas que floresce no interior da Caldeira representa um dos mais bem preservados redutos da flora endémica açoriana. A escala monumental da Caldeira, com 2 km de diâmetro e cerca de 400 metros de profundidade, proporciona um enquadramento singular para a observação destas espécies raras e sensíveis que compõem a exuberante floresta Laurissilva.

O trilho, classificado como difícil, é estreito e íngreme, descendo a encosta em ziguezague. Nalgumas zonas é preciso utilizar as mãos para progredir. Sendo considerado um habitat húmido, é frequente encontrar lama e uma área alagada no fundo da Caldeira.

Por ser uma zona sensível, que requer grande cuidado na conservação do seu património natural, o número de visitantes diários ao interior da Caldeira é limitado e a atividade só pode ser realizada com o acompanhamento de guias credenciados.

MARINA DA HORTA

A Marina da Horta, localizada no lado sudeste da ilha do Faial, a 50 metros do centro da cidade da Horta, é a mais importante dos Açores e a quarta marina mais visitada do mundo. A sua localização oferece um excelente abrigo contra os ventos de todas as direções e faz dela uma escala quase obrigatória para os veleiros que viajam das Caraíbas em direção ao Mediterrâneo. A Marina da Horta é detentora da Bandeira Azul Europeia desde 1987.

A Horta é uma pequena cidade, cheia de espírito marinheiro e de lendas marítimas. Os muros da marina não têm espaços vazios, estando cobertos de pinturas feitas pelos iatistas para que a sorte lhes sorria na sua viagem por mar. A tradição fez da Marina da Horta uma galeria ao ar livre. A Horta é também o mítico Peter Café Sport, que é mais do que um bar de marinheiros: é um posto de correios, uma agência de câmbios, um museu de scrimshaw e, sobretudo, um lugar onde vos acolhem de braços abertos para um momento feliz e repousante na vossa escala. Toda a cidade da Horta vibra com e para os aventureiros dos mares.

MIRADOURO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Miradouro situado à saída da cidade da Horta, que se reparte pelos dois lados da estrada principal, numa visão completamente antagónica. De um lado pode-se observar a Praia do Almoxarife e o recorte campestre da paisagem. Do outro, a cidade da Horta em todo o seu esplendor, com a marina e o Monte da Guia como plano de fundo.

BAÍA DE PORTO PIM

Situada numa baía abrigada, com acesso direto pelo centro da cidade da Horta, a Praia de Porto Pim é a mais frequentada da Ilha do Faial. Inserida num belo cenário natural em que se destaca o Monte da Guia, esta praia possui boas infraestruturas de apoio e um areal extenso banhado pelo mar com pouca ondulação, que a torna ideal para famílias com crianças.

A baía de Porto Pim tem também grande importância histórica, já que foi aqui que no século XV chegaram os primeiros povoadores da ilha.


RESERVA FLORESTAL RECREIO DA FALCA

Localizada a cerca de 400 metros de altitude, esta Reserva Florestal estende-se por cerca de 14 hectares, ao longo dos quais encontramos uma diversidade de plantas endémicas. Aqui poderá fazer um piquenique ou simplesmente passear por entre a sombra das árvores, em pleno contacto com a natureza.

PISCINA NATURAL DO VARADOURO

As Piscinas naturais do Varadouro estão localizadas na Fajã do Varadouro, freguesia do Capelo, na costa ocidental da Ilha do Faial. Estas são formadas por rochas vulcânicas que dão um lindo contraste com o azul do mar.

Este local é uma das principais zonas de veraneio na ilha, sendo muito frequentada por visitantes e moradores. O local oferece uma boa infraestrutura turística, podendo o visitante optar por ficar na tranquilidade e segurança das piscinas naturais ou pelo mar aberto que fica logo ao lado. O banhista ainda será agraciado com uma bela vista do Monte de Castelo Branco.

As Piscinas Naturais do Varadouro possuem um ambiente muito agradável para toda a família, com águas claras. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora