Capadócia 2 dias

10-01-2023

Há quem pense que a Capadócia é uma cidade, mas não, ela na verdade é uma região formada por algumas cidades e vilarejos bem no meio da Turquia, famosa por suas formações geológicas singulares, pelos voos de balão, pelas cidades subterrâneas, pelos cavalos selvagens e por ser o local de nascimento de São Jorge. É um lugar especial!

Se você está pensando em conhecê-la, vou listar abaixo 15 dicas da Capadócia, pois foram dúvidas que eu mesma tive quando estava planejando a minha viagem. Espero que possam te ajudar

Erupções vulcânicas e a ação da erosão criaram na região central da Anatólia, Turquia, um lugar de formações geológicas únicas no planeta. Isso mais a riqueza histórica e cultural deste lugar que já foi habitado por gregos e romanos, as cidades subterrâneas, igrejas esculpidas nas cavernas, cavalos selvagens e o fato de São Jorge ter nascido ali transformaram a Capadócia num dos destinos mais procurados do país.

DIA 1

TOUR RED

  • MUSEU A CÉU ABERTO DE GOREME
  • VALE DO AMOR
  • AVANOS
  • ÜRGÜP (para provar o vinho local)
  • PAŞABAĞI
  • VALE DEVRENT


MUSEU A CÉU ABERTO DE GOREME

Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO desde 1984.

Esqueça todos os museus que você já conheceu! Este fica sob o forte sol da Capadócia e tem como atração principal a história viva diante dos seus olhos, ali naquele cenário incrível, esculpido pela erosão e por erupções vulcânicas, repleto de formações rochosas que se parecem cogumelos e neste lugar são conhecidas como "chaminés das fadas".

A pouco mais de 1Km de Göreme, seguindo pela estrada Müze Caddesi, fica este santuário com evidências únicas da arte Bizantina. Acredita-se que entre os séculos II e III, sacerdotes chegaram à região e criaram em Göreme um centro de atividade cristã, que introduziu o culto dentro de igrejas no local.

O Museu a Céu Aberto de Göreme abriga hoje diversas igrejas escavadas na rocha em uma arquitetura singular, com afrescos que ainda mantêm um pouco das cores originais.

São mais de 10 mosteiros, cada um associado a uma igreja, como a de Santa Bárbara, da Cobra (onde está um afresco com São Jorge em seu cavalo), da Fivela e da Maçã, todas abertas à visitação.

A Igreja Escura tem um formato de cruz, com uma cúpula no meio e tem esse nome devido à pequena entrada de luz, que faz com que ela permaneça sempre sombria, o que pode explicar o motivo de os afrescos ali serem os de cores mais vivas. Acredita-se que essa igreja seja datada do século XII ou XIII.

VALE DO AMOR

O Vale do Amor é um dos vales da região da Capadócia, próximo a Göreme, ao leste da Anatólia. O lugar tem esse nome por causa das suas inconfundíveis formações geológicas que são a marca da cidade, as Chaminés de Fadas. Por sua aparência fálica, o vale ganhou o nome de Vale do Amor. Lá muitos turistas tiram várias fotos e curtem a paisagem, que é única.

Também chamadas de Pirâmides de Terra, as Chaminés de Fada são torres de rocha com cerca de três mil anos de existência, que sustentam uma pedra pesada. O peso da pedra faz pressão e é o que impossibilita a erosão do local, assim, e pelo solo ser macio o vento e as chuvas acabam tirando a parte do terreno mais instável. Também é possível ver no Vale do Amor cavernas que foram esculpidas nas rochas.

AVANOS

A vila de Avanos localiza-se nas margens do Kizilirmak, o Rio Vermelho. Fica a cerca de 8 km de Goreme. Tem um centro movimentado com todas as comodidades usuais, incluindo um moderno hamam para turistas (Banhos Turcos).

O Kizilirmak (Rio Vermelho), outrora o rio Halys, é o rio mais longo da Turquia e não só separa esta vila de outras zonas da Capadócia, como fornece o barro para a olaria. É neste rio que se encontra o barro vermelho do qual Avanos deriva o seu sustento principal e a sua fama. A olaria tem sido produzida aqui desde há séculos e algumas das técnicas ainda usadas vêm do tempo dos hititas, no ano 2000 AC. Os hititas chamaram a vila de "Zu Wanes" e durante o Império Romano do Oriente passou a ser conhecida por "Venessa".

Avanos tem um conjunto de olarias familiares. Estes oleiros famosos fazem souvenirs maravilhosos, disponíveis a uma série de preços, desde simples cinzeiros e canecas até pratos adornados e tabuleiros de xadrez.

ÜRGÜP

cidade vizinha à Goreme que possui uma vinícola onde é possível provar os vinhos da região da Capadócia.

PAŞABAĞI

Neste local é possível observar vários exemplares de chaminés-de-fadas com diferentes com vários tipos de "chapéu", incluindo as mais finas da região, que parece que vão desabar com o primeiro vento forte que soprar. Dá até medo de ficar próximo à elas. Em Pasabagi também há uma igreja numa caverna, um camelo disponível para os turistas subirem nele e pés de damasco, uma fruta típica da região.

Pasabag localiza-se na Estrada para Zelve desde Goreme ou Avanos. Encontramos aqui fantásticos pilares de terra no meio de uma vinha, daí o nome do lugar, que significa: a vinha de Pacha. Pacha significa "General", uma alcunha muito comum na Turquia. Este lugar também se chama Vale dos Monges. O nome vem de alguns cones escavados em tufos calcários que se destacam.

Alguns destes cones separam-se noutros mais pequenos nas secções superiores, onde, outrora, os estilitas e o eremitas viviam. O eremitério dos monges de S. Simão era aqui. A capela dedicada a S. Simão foi construída numa das chaminés de fada com 3 cabeças. A sua entrada está decorada com cruzes antitéticas. S. Simão vivia em reclusão perto de Aleppo, no séc. 5, quando começaram a espalhar-se rumores de que fazia milagres. Perturbado pela atenção que isso lhe trouxe, foi viver para o topo de uma coluna de 2 m de altura e mais tarde mudou-se para uma coluna com 15 m de altura. Dali só descia ocasionalmente para obter a comida e a bebida que lhe levavam os seus discípulos. Os eremitas da Capadócia distanciavam-se do mundo vivendo dentro das chaminés de fadas, em vez de colunas. Escavavam as chaminés de cima a baixo criando quartos com 10-15 m de altura.

O Vale de Pasabag contém algumas das mais fascinantes chaminés de fadas da Capadócia com cumes de rocha duplos e triplos. Este estilo é único na Capadócia. Estas chaminés de fadas chamam-se chaminés em forma de cogumelo.

VALE DEVRENT

O Vale Devrent, também conhecido como o Vale da Imaginação ou como o Vale Cor de Rosa, não tem igrejas-caverna como os outros vales da Capadócia. Também não há castelos, nem túmulos romanos neste vale. Nunca foi habitado. Então o que é que o faz tão famoso? A sua paisagem lunar!

O Vale Devrent (também se escreve Vale Dervent) tem muitas formações rochosas diferentes e está a apenas 10 minutos, em carro, de Goreme. As pequenas chaminés de fadas do vale formam uma paisagem lunar devido ao seu aspeto estranho. O vale também tem várias rochas com a forma de animais. Parece um zoo esculpido pela natureza. Algumas das formas mais facilmente visíveis são camelos, cobras, focas e golfinhos. Se der asas à sua imaginação também pode ver outras formas. É como olhar para as nuvens e ver dragões. Até há uma rocha que parece a Virgem Maria com o Menino Jesus.


pôr-do-sol

Existe até uma plataforma que foi montada no alto da montanha para proporcionar a melhor vista. Um momento inesquecível, que fez parte de todos os meus dias na Capadócia.


RUA MÜZE CADDESI

É o que se pode chamar de rua central. Passear pela região central de Göreme é passear por ela. É nela e nos seus arredores que estão lojas, restaurantes, cafés, vários hotéis. Além disto, estão inúmeras agências de viagens, que oferecem vários passeios na cidade e arredores e pacotes para passeios mais distantes.


DIA 2

· BALÃO AR QUENTE

· TOUR GREEN com almoço incluído 

  • GÖREME - PANORÂMICAS
  • CIDADE SUBTERRÂNEA - DERINKUYU
  • VALE IHLARA (caminhada fácil de 3 a 4km rio)
  • ALDEIA DE BELISIRMA 
  • SELIME KATEDRALI - TÚNEIS
  • VALE DOS POMBOS
  • CASTELO DE UÇHISAR

GÖREME - PANORÂMICAS

Göreme é a principal cidade-base e coração da Capadócia.

Esentepe (o melhor mirante panorâmico para fotografar Göreme e seus arredores).


Derinkuyu: A Mais Profunda Cidade Subterrânea Da Capadócia

Derinkuyu fica na cidade de mesmo nome, a cerca de 40Km de Göreme e 30Km de Nevşehir, na estrada para Niğde. Acho que é difícil chegar ao lugar por conta própria, por isso é interessante incluí-lo em um dos diversos tours diários que saem de todas as cidades da Capadócia. São inúmeros roteiros que você escolhe os lugares que mais combinam com seu gosto, entre eles, as cidades subterrâneas. Tente evitar os fins de semana, quando você pode encontrar longas filas para a visita.

A superfície Capadócia, na Turquia, é de uma beleza única, mas seu subsolo também guarda grandes surpresas. São mais de 100 cidades subterrâneas, das quais apenas 37 já foram abertas. Elas surgiram entre os Séculos VI e VII, quando exércitos persas e árabes invadiram a região e os cristãos bizantinos que viviam no local se viram obrigados a fugir através de túneis secretos.

Essas cidades subterrâneas, declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985, nunca foram usadas como moradias permanentes, eram habitadas por algum tempo quando os cristãos precisavam se esconder da perseguição religiosa. Períodos esses que chegavam a quatro meses debaixo da terra. As mais conhecidas são Derinkuyu, a mais profunda, e Kaymaklı, a maior delas

Visitei a cidade subterrânea de Derinkuyu, onde viveram cerca de 10 mil pessoas ao mesmo tempo. Ela tem 85 metros de profundidade, mais de 600 portas que ligam as casas aos pátios, e era formada por cavernas, estábulos, armazéns, refeitórios, igrejas, escolas, quartos e adegas.

Nem todos os andares tinham acesso a poços de água, que não ficavam perto da superfície para evitar envenenamento durante as invasões. A ventilação chegava por meio de um poço de 55 metros e vários de tubos que fornecem ar fresco até hoje. Você pode estar no último subsolo que sentirá a brisa que vem do exterior. Existem também espécies de exaustores naturais que funcionavam para extrair a fumaça do preparo dos alimentos das profundezas desta cidade subterrânea.

Percorrer os túneis sem fim de Derinkuyu dá uma sensação um tanto quanto claustrofóbica. Muitas vezes é preciso subir ou descer escadarias agachado. Não é à toa que algumas pessoas do meu grupo desistiram e esperaram o resto da turma em um dos bares do lado de fora da cidade.

Mas é interessantíssimo andar por esses corredores que ligavam os quartos às áreas comunitárias, onde as pessoas se encontravam para conversar, trabalhar, estudar ou rezar.

Existe inclusive um igreja neste subterrâneo da Capadócia em formato de cruz, onde os cultos eram celebrados. É quase impossível acreditar que milhares de pessoas viveram ali durante meses, sem ver a luz do sol.

A Cidade Subterrânea de Derinkuyu foi aberta aos visitantes em 1965, mas até agora menos de metade pode ser visitada.


VALE IHLARA

Ihlara Valley (Ihlara Vadisi ou Vale Ihlara) é um oásis na árida, porém linda, Capadócia, interior da Turquia. Este é o maior desfiladeiro da região da Anatólia, com profundidade que chega a 100 metros, formado pelo Rio Melendiz há milhares de anos. O vale se estende de Ihlara até a região do monastério Selime.


Selime Katedrali - túneis

A montanha que contém a catedral fica na cidade de Selime, a 28Km de Aksaray, no final do Ihlara Valley e a cerca de 85Km de Göreme, a principal cidade-base da Capadócia.

Um desses lugares incríveis é a Selime Katedrali (Catedral ou Castelo Selime), um dos exemplos mais importantes de igrejas talhadas em rochas.

Mas Selime vai além das igrejas do Göreme Open Air Museum, por exemplo. Ela está situada em uma incrível montanha de pedra cortada por túneis que constituem um grande monastério bizantino.

A Catedral Selime data do século VIII, é dividida em três seções e pode ser considerada a maior edificação religiosa deste gênero na Capadócia e a maior catedral esculpida do planeta.

Uma pena é que recentemente muçulmanos mais radicais tenham ateado fogo e comprometido essa relíquia, inclusive os afrescos bizantinos.

O passeio é muito legal, um dos lugares que mais gostei. Percorrer os corredores desse grande monastério dá a sensação de que estamos no filme "Formiguinha Z". Até os adultos se divertem!

Do alto dos cinco ou seis andares deste pico de rochas, é possível ter uma vista panorâmica de diversas "chaminés das fadas" negras, que serviram de cenário para gravação do filme "Star Wars". Um lugar surreal, onde você fica parado, admirando, até que seu guia o interrompa e diga que é hora de voltar pra casa.


VALE DOS POMBOS

Bastante próximo ao Castelo Uçhisar está o Vale dos Pombos. O nome do vale vem da enorme quantidade de pombais que foram esculpidos ao longo do vale. Os pombos eram utilizados como fonte de alimentos e fertilizantes, porém os fertilizantes químicos fizeram que a demanda por pombos diminuísse apesar que alguns fazendeiros ainda mantém métodos tradicionais por acreditarem que deixam as frutas mais doces e suculentas.


Castelo de Uçhisar

Uçhisar fica a apenas 5Km de Göreme e existem micro-ônibus frequentes que ligam as duas cidades.

Uçhisar é uma das cidades da Capadócia muito usada pelos visitantes. Uçhisar é obrigatório para visitar ou apenas olhar de fora seu castelo.

Ele é a maior e mais alta "chaminé das fadas" da Capadócia, como são chamadas essas formações rochosas em forma de cogumelos. As escavações surgiram nos Séculos XII e XIII quando os romanos construíram nessa montanha de pedras várias câmaras, casas, depósitos, cisternas, tumbas e adegas. Foi usado tanto como uma torre de observação como um castelo defensivo.

Com a erosão ao longo dos anos, o interior dessa construção foi se revelando, deixando à mostra seus túneis e câmaras. Do alto dos mais de 100 metros do Castelo de Uçhisar é possível ter uma vista panorâmica da região de Göreme e também do vulcão Erciyes ao fundo de um cenário inesquecível da Capadócia. 

Fotogaleria

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora