
Fuerteventura
Fuerteventura
Quilómetros de praias paradisíacas de areia branca ou dourada e água turquesa. Este é o quadro idílico para quem gosta de sentir o sol, a brisa do mar e tomar banhos revitalizantes em águas calmas e límpidas.
Fuerteventura é a mais antiga das Ilhas Canárias. Começou a emergir das águas do oceano há aproximadamente 22 milhões de anos.
Fuerteventura, uma das Reservas da Biosfera das Ilhas Canárias, também oferece outros planos inesquecíveis. Pode explorar as paisagens austeras do interior e surpreender-se com a beleza dos seus suaves relevos; parar em vilas onde o tempo passa a um ritmo diferente e aprender sobre a história da ilha; visitar pequenas e pitorescas localidades costeiras onde pode apreciar peixe fresco delicioso acompanhado por outras iguarias da gastronomia de Fuerteventura, como os seus prestigiados queijos com Denominação de Origem, reconhecidos internacionalmente e galardoados com inúmeros prémios.
Fuso horário: A hora em Fuerteventura e nas Ilhas Canárias é uma hora a menos do que na Espanha, o mesmo que Portugal
Levar:
. protetor solar
. Boné
. óculos de sol
. lenço pescoço
. Mascara mergulho
. sapatilhas de agua
. Sweat
1.º DIA
- Isla de Lobos (Ilha de Lobos)
- LEVAR COMIDA (snacks e agua)
· Reserva 15€
Cancelamento gratuito
15
minutos antes do horário agendado, dirija-se ao Barracuda Perdomo, localizado
no seguinte endereço: Corralejo: Calle Iglesia, 26.
Lembre-se de que, para o retorno a
Fuerteventura, você pode combinar no mesmo dia a hora em que deseja retornar.
Observe que há partidas a cada 30 minutos.
A apenas 15 minutos de barco chegará a este ilhéu com praias azul-turquesa: Isla de Lobos.
Vale a pena passar meio dia para conhecer a ilha onde viviam os leões-marinhos (antes de serem extintos na década de 1920, daí o nome, já que os leões-marinhos são "lobos marinos" em espanhol) e que agora é o lar de apenas 4 habitantes, descendentes de Antoñito, o faroleiro. São 4,5 quilômetros quadrados de paz e puro paraíso.
PRAIA DE LA CONCHA
A praia de La Concha é uma das melhores praias de Fuerteventura, pois está completamente protegida do vento com um mar azul-turquesa calmo que convida a entrar.
PRAIA DE PUERTITO
A praia de Puertito (e suas casinhas), é uma autêntica piscina natural de águas mornas e cor azul filipina. A cor da água é exatamente assim, assim como você pode ver nas fotos.
La Caldera (127
m de altitude) e o Faro de Martiño (cerca de 5 km de Puertito,
cerca de 3 km do cais). Desfrute de uma incrível vista panorâmica de Fuerteventura, Lanzarote e
da própria ilhota do topo da caldeira do vulcão da ilhota de Lobos.
NORTE DE FUERTEVENTURA: Corralejo, El Cotillo, Isla de Lobos, Praias e moinhos de vento
- Corralejo
Na zona antiga encontra muitos restaurantes e bares para desfrutar à noite. Tem uma atmosfera de cidade litorânea bastante turística e uma grande rua comercial cheia de lojas duty free e restaurantes muito "legais", a Avenida Nuestra Señora del Carmen.
Nesta rua comercial pode encontrar a loja Mojo Art Shop, aqui encontrar camisas, biquínis, cartões postais e todo tipo de presentes para crianças, desenhados pela artista local Erika Castilla e produzidos na ilha. Outras lojas recomendadas para comprar uma lembrança é a loja de roupas com ilustrações locais, Gorro Picón, e a incrível loja Clean Ocean Project: esta última, é um projeto incrível baseado em Fuerteventura para proteger os oceanos.
- Praia das pipocas (Playa de las Palomitas) – 6 km (15min)
Entre El Cotillo e Corralejo, na costa, existe uma praia muito peculiar que se tornou viral no Instagram: uma praia de pipocas (o nome original da praia é "Playa del Bajo de la Burra").
Nem tudo o que parece é, e embora quando se chega a esta praia possa parecer que está a pisar numa pilha de pipocas, na realidade é coral branco! Mais especificamente, algas calcárias que sofreram erosão na costa, misturando-se com a areia e dando o efeito de um mar de pipocas (também conhecidas como "rodolitos").
- Parque Natural de Corralejo: Dunas de Corralejo – 12km (25min)
As maiores dunas das Ilhas Canárias estão em Fuerteventura. A paisagem dourada percorre a estrada costeira FV-1a por mais de dez quilômetros, composta por mais de 2.600 hectares. Este campo de areia tem origem marinha, pois provém da desagregação e pulverização de conchas de moluscos (ou outros organismos marinhos com esqueleto externo rígido) que as correntes depositaram na costa norte da ilha e que se depositam em fluxos basálticos.
A melhor coisa a fazer aqui é passear pelas dunas douradas e admirar o contraste com o azul do Oceano Atlântico, desfrutar de um mergulho numa das incríveis praias do parque natural ou subir os 300 metros até ao vulcão Montaña Roja para admirar as ilhas vizinhas de Lanzarote e Graciosa de cima
- Grandes Playas de Corralejo
Dentro do parque natural também encontrará "Grandes Playas de Corralejo": mais de 9 quilómetros de praias e enseadas de areia fina com vistas privilegiadas para a Isla de Lobos salpicadas por algumas casas coloridas de safegard.
Na zona norte das dunas, as praias são mais familiares: algumas delas ficam ao lado de hotéis, têm mais serviços (bares de praia, nadadores-salvadores,...), como a praia de Bajo Negro ou a praia del Burro. Outra praia altamente recomendada no norte é Playa del Moro.
A zona sul das dunas é ideal para encontrar pequenas enseadas e desfrutar do nudismo na solidão
2.º DIA
- LA OLIVA e os moinhos de vento de Villaverde
Você não pode sair da ilha sem se aproximar de um dos gigantes que vivem do vento e cujas silhuetas o acompanharão nas estradas áridas que você percorrerá com o carro.
Você passará por muitos deles, mas os de Villaverde, uma cidade próxima a La Oliva, são os mais fotogênicos. Além dos moinhos de vento, estacione o carro e perca-se em La Oliva para desfrutar da calma que vem de uma cidade do interior.
- El Cotillo
El Cotillo é uma cidade de surfe com um cheiro de verão que convida a desacelerar.
PRAIA DE LA CONCHA(uma das mais bonitas da ilha), ideal para um mergulho em família com os mais pequenos graças às suas tranquilas piscinas naturais.
FAROL DE TOSTÓN
Dizem que é um dos melhores lugares da ilha para assistir ao pôr do sol.
Está localizado a 5 km da cidade de Cotillo, em Punta Ballena e forma, junto com o farol de Martiño na Isla de Lobos e o farol de Pechiguera, em Lanzarote, um triângulo para marcar a passagem de navios pelo Estreito de Bocaina, que separa as ilhas de Lanzarote e Fuerteventura.
- La Huesilla
Se é fã de pores do sol, saiba que há outro lugar muito agradável para vê-lo no norte da ilha: La Huesilla. Aqui poderá desfrutar de um pôr-do-sol mais selvagem entre falésias e com o imenso oceano à sua frente.
3.º DIA
Centro de Fuerteventura: Ajuy, Betancuria, Puertito de los Molinos, Caleta de Fuste e praias
- Caleta Fuste
A cor da água em Playa de Castillo (praia de Castillo) e sua vizinha Playa de la Guirra chama a atenção e vale a pena dar um mergulho nessa praia.
A praia de La Guirra, na mesma cidade, também não tem nada a invejar à praia de Castillo, e costuma ser visitada por famílias locais durante os fins de semana.
- Piscinas naturais de Playa del Valle e «Aguas Verdes» - 32km (35min)
Entre ravinas você encontrará a pequena Playa del Valle, com ondas fortes e pedras arredondadas. Como nadar nesta praia é perigoso, é aconselhável ir às piscinas naturais, conhecidas como «Aguas Verdes», que podem ser alcançadas a pé a partir da própria praia.
- Betancúria – 19 km (30min)
A cidade mais bonita em Fuerteventura foi o primeiro povoado da ilha e sua antiga capital. Betancuria é um pequeno oásis dentro da calma. Repleta de pequenas ruelas de paralelepípedos bem cuidadas, é claro que é uma cidade turística que conseguiu preservar sua autenticidade e charme.
Foi também um dos únicos lugares da ilha onde pudemos ver algum verde além do cato e é um dos cantos mais floridos de toda a ilha.
Além disso, Betancuria esconde um dos restaurantes mais recomendados da ilha: a Casa de Santamaría.
- Cavernas de Ajuy e Ajuy – 10 km (10min)
Ajuy com sua praia de areia preta e o Sunset Coffee vendo tudo de cima, Ajuy também esconde um importante ponto turístico: suas cavernas.
Aqui estão as dunas fósseis mais antigas da ilha, pois foram formadas há 70 milhões de anos. O caminho começa num lado da praia, corre paralelo à costa e é altamente recomendável caminhar ao longo das falésias dezenas de metros acima do mar e desfrutar da sua imponência (recomendamos o uso de uma camisola já que deste lado da ilha o vento sopra forte e fresco).
Ao descer às Grutas, o monumento natural de Fuerteventura, encontrarar-se-á quase no escuro entre paredes de basalto de mais de 40 metros de altura e se sentindo muito pequeno.
- Arco De Las Peñitas E Mirador De Las Peñitas – 5 km (10min)
Esta incrível formação rochosa perto de Betancuria fará as delícias dos amantes da fotografia. É composto pelos materiais mais antigos do arquipélago das Canárias, formados nas profundezas do oceano há 120 milhões de anos.
O nível de dificuldade é médio: não pelo esforço físico em si, pois não é em uma altitude muito alta nem em um caminho muito longo (40 minutos). Mas o caminho não está marcado, tem que seguir a intuição e na parte final você tem que escalar algumas pedras, pois o caminho desaparece e você tem que subir até as rochas. Ao chegar, você verá esta maravilhosa formação, que alguns moradores chamam de "cabeça de elefante". Recomendamos que tente alcançá-lo perto do sol, pois a luz passa pelos orifícios dando uma forte cor laranja.
Como chegar ao Arco de las Peñitas: É mais fácil do que parece. Existem duas maneiras de chegar lá (uma de Vega de Río Palmas e outra de Buen Paso – mais fácil).
- Você tem que dirigir em direção a Ajuy, virar quando vir uma placa dizendo "Buen Paso" e dirigir até o final da estrada (a última parte é uma estrada não pavimentada).
- Ao chegar ao ponto, estacione o carro e caminhe para a esquerda, passando por uma plantação de palmeiras. Uma parte dela tem cercas, então você tem que tentar adivinhar como passar por ela.
- Ao sair da plantação de palmeiras, você verá um caminho marcado (você pode ver duas linhas, branca e verde, em algumas das rochas)
- Você verá uma rocha no alto da montanha, onde se esconde o Arco de las Peñitas.
- Você tem que continuar no caminho marcado em direção a essa rocha. Você chegará a um ponto em que o caminho marcado vira à direita; Nesse ponto, você precisa sair do caminho marcado e continuar subindo em direção à rocha.
- A partir daqui não há caminho marcado, então não há um caminho específico que você deva seguir, basta ir em direção à rocha, tomando cuidado. Aprecie as vistas e a paisagem!
Você pode chegar ao Arco de las Peñitas, ambos contornando a grande rocha para a esquerda ou para a direita. Ir para a esquerda é mais direto mas mais difícil (tens de subir em algumas pedras), sabemos porque fomos lá e foi um pouco perigoso. Ir para a direita é mais fácil, leva um pouco mais de tempo, mas você não precisa escalar nenhuma rocha.
Se você optar por ir para a direita, começará a ver o Arco de las Peñitas antes de alcançá-lo (à esquerda não), o que pode ser uma motivação extra para os últimos metros.
Para descer, tenha cuidado, pois pode ser escorregadio em algumas áreas. Você tem que desfazer o caminho que você tomou para subir.
4.º DIA
Sul de Fuerteventura (Península de Jandía): Cofete, Morro Jable, Gran Tarajal, Costa Calma e praias
- Praia de Gran Tarajal
Gran Tarajal é uma cidade local com uma enorme praia de areia escura quase preta. No calçadão há alguns restaurantes e sorveterias e nas ruas atrás você encontra supermercados, quiosques, livrarias e farmácias. Além disso, com a praia no coração de Gran Tarajal.
- Praia da Costa Calma – 30 km (20min)
Se Caleta de Fuste é o principal ponto para os turistas britânicos, Costa Calma é o ponto para os alemães.
São mais de 2 km da praia de areia branca com palmeiras ocasionais. Além disso, restaurantes e bares de praia abundam nesta praia.
- Playa Esmeralda – 5 km (10min)
Um pouco mais abaixo tem a bela Playa Esmeralda.
- Praia do Sotavento – 16 km (20min)
A praia de kitesurf por excelência com areia fina e dourada e águas azul-turquesa.
São quase 10 km de praia que tem uma particularidade que a torna especialmente atrativa para começar a praticar kitesurf: um lago natural que se forma entre a margem e o banco de areia que se eleva entre os 100 e os 400 metros de distância.
Depois sobes ao mirante del Salmo (17km – 20min).
· Playa del Mal Nombre (praia de Mal Nombre) – 4 km (8min)
É uma praia incrível, abrigada do vento com águas calmas, transparentes e de cor turquesa. É também uma praia de nudismo.
Tem um bar de praia onde se pode beber uma cerveja e comer umas "papas arrugás", mas cujos preços são muito caros para a ilha (uma cerveja grande 5€, sandes 7€). Ainda assim, compensa com as vistas.
· Morro Jable – 11km (15min)
Junto com esta importante vila de pescadores localizada na encosta sul da Península de Jandía, é onde pode ficar o mais próximo possível da praia de Cofete, caso queira desfrutar de uma das praias mais incríveis da ilha (mas também com acessos piores). Sua praia, Playa del Matorral, não tem nada a ver com a imponente Cofete, mas tem uma cor de água paradisíaca.
· Playa de Cofete (Cofete Beach) – 30km (1h)
Na estrada de terra que vai de Morro Jable a Cofete, chegará a um ponto onde a estrada se bifurca em duas: à direita, irá para Cofete, e à esquerda, a várias praias bonitas e selvagens e alguns faróis. Incluímos todos eles no mapa, mas alguns dos mais bonitos são Playa Juan Gomez, Playa de Punta Salinas ou Playa de los Ojos.
No coração do Parque Natural de Jandía, não há dúvida de que Cofete é uma visita obrigatória na ilha.
Chegar à praia do Cofete não é fácil, a partir de Morro Jable são 19 km de estrada de terra batida por isso é preciso ter muito cuidado (nos últimos kms andámos mais devagar do que 20 km/h com o carro que alugámos) mas vale totalmente a pena porque vão ver algumas das paisagens mais bonitas que vimos na ilha.
Antes de começar a descer, do mirante de Degollada Agua Oveja, a incrível vista panorâmica é um aperitivo do que está prestes a conhecer: mais de 12 km de praia selvagem. Se preferir, pode chegar a Roque del Moro ou ir na direção oposta ao final da praia e retornar.
Quando estiver desfrutando da impressionante praia de Cofete protegida pela península de Jandía, com as montanhas mais altas de Fuerteventura, você vai querer dar um mergulho, mas não é recomendado devido às correntes que são bastante fortes.
Por outro lado, esta impressionante praia esconde uma lenda... Ao caminhar pelos 12 km de praia, você verá, ao fundo, um prédio branco que se destaca no meio das montanhas escuras: é a "casa de los Winter".
Diz a lenda que esta casa (com amostras de estilhaços e balas em seu exterior) foi construída pelos nazistas para abastecer submarinos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, e também sediou reuniões secretas desse regime durante a guerra. Diz-se também que serviu de refúgio para alguns dos oficiais depois que eles perderam a guerra e, para torná-lo mais interessante, que o próprio Adolf Hitler veio ficar aqui antes de embarcar em sua viagem à América do Sul depois de escapar de Berlim.
- La Pared e o pôr do sol – 50km (1h10)
É facilmente acessível por estrada asfaltada, e do restaurante (Restaurante Bahía La Pared) que encontrará lá, no penhasco você terá uma vista incrível com o mar e o sol ao fundo.
Recomendamos que chegue 30 ou 60 minutos antes do pôr do sol para obter algumas das melhores mesas, e peça um barraquito (um café típico das Canárias feito com leite condensado, Licor 43, café, leite, canela e casca de limão (delicioso!). Custa 3€ mas é muito bom.
