
ESLOVÁQUIA
Bratislava 1 DIA - dezembro 2025
FLIXBUS de Vienna de Áustria – 46,91€ (11,75€ por pessoa)
IDA
- Viena, Estação Central 7h40
- Bratislava, Ponte do Levante Nacional Eslovaco 9h00
VOLTA
- Bratislava, Ponte do Levante Nacional Eslovaco 19h20
- Viena, Estação Central 20h30
Bratislava é a capital e maior cidade da Eslováquia, cruzada pelo rio Danúbio e situada no extremo sudoeste do país, aos pés da cordilheira montanhosa designada Pequenos Cárpatos (Malé Karpaty). Bratislava é a única capital a fazer fronteira com dois países soberanos: a Áustria e a Hungria.
A capital da Eslováquia é uma das menores capitais da Europa
Pode ser menos majestosa que as capitais vizinhas da Europa central, Viena, Budapeste ou Praga, mas visitar Bratislava é um prazer graças ao seu compacto centro histórico nas margens do rio Danúbio, repleto de encantadoras e charmosas ruas empedradas. Além disso, Bratislava soma a vantagem de ser uma cidade barata, menos lotada de turistas, com uma vida noturna animada e muitos museus e galerias para os amantes das artes desfrutarem.
A capital eslovaca é conhecida pelo seu impressionante castelo na colina, sobranceiro ao poderoso rio Danúbio. Pelas ruas empedradas da sua pequena Cidade Velha, exclusivamente pedonal, marcada pela arquitetura que mistura influências medievais, góticas, barrocas, renascentistas e soviéticas. Pelas peculiares e pitorescas estátuas, algumas das quais, dizem as lendas, ganham vida. Pela surpreendente fusão de antigo e moderno, leste e ocidente, natureza e urbanismo. Pela cultura gastronómica, vinícola e cervejeira das suas tabernas.
Bratislava já foi uma importante cidade celta, um porto crucial do rio Danúbio durante a Idade Média, uma cidade de comerciantes e artesãos no áureo século XVII, e o local de coroação dos reis húngaros que inclusivamente a elegeram para capital do Reino da Hungria durante mais de 200 anos, do século XVI ao XVIII.
Existem dois mercados de Natal em Bratislava, o principal na praça central e outro mais pequeno junto ao castelo de Bratislava.
PONTE MOST SNP
Rumando a sul, são escassos metros até ao fabuloso rio Danúbio e à icónica ponte Most SNP, a ponte do OVNI de Bratislava. Este é um miradouro único assente nos pilares da ponte, a 95 metros de altura, com uma vista deslumbrante sobre a cidade e uma visibilidade até 100 km. Oferece o mais belo pôr do sol, melhor ainda quando combinado com uma experiência gastronómica no restaurante UFO que serve, além de cozinha gourmet, vistas panorâmicas de babar.
CASTELO DE BRATISLAVA
O Castelo de Bratislava (Bratislavský Hrad) com as suas 4 torres é o maior símbolo da capital eslovaca e domina o alto da colina sobre a Cidade Velha e o rio Danúbio. As vistas panorâmicas são estonteantes: da planura eslovaca aos Montes Cárpatos, estendendo-se à Áustria e até à Hungria em dias muito limpos. Para apanhar a melhor luz, pode programar a sua visita ao Castelo de Bratislava logo pela manhã ou ao pôr do sol.
- Bilhete: gratuito
Pode deambular pelo recinto e pelos belíssimos jardins barrocos. Assim descobrirá as ruínas da basílica do reino eslavo da Grande Morávia, a Torre da Coroa (a maior das quatro e outrora guardiã das joias da Coroa da Hungria) os magníficos Portão de Sigismundo (gótico) e Portão de Leopoldo (com as armas dos Habsburgo), e as primeiras de dezenas de estátuas emblemáticas de Bratislava, com destaque para Bosorka (num terreiro frente à igreja ortodoxa de São Nicolau), relembrando a primeira mulher eslovaca acusada de feitiçaria e condenada a ser queimada na fogueira.
Mas se quiser conhecer o interior que acolhe o Museu Histórico, que conta a história da Eslováquia da Idade Média à atualidade, e o Tesouro, com uma valiosíssima coleção de peças de ourivesaria em ouro e prata, terá que comprar bilhete.
Vianočné trhy Advent na hrade – O Mercado de Natal do Castelo de Bratislava
Imagine um mercado de Natal com o Castelo de Bratislava como cenário? Mágico, não é, por isso não perca a oportunidade de visitar este lugar especial.
Este é um mercado pequeno em dimensão mas acredite que vale muito a pena visitá-lo.
Destaques: presépio e atividades para crianças.
Localização: junto ao Castelo de Bratislava.
Horários: sextas das 12:00 até às 19:00, Sábados e domingos: das 10:00 até às 19:00
Lokša: é uma panqueca salgada em cuja versão tradicional tem um pedaço de manteiga. No entanto, pode ser acompanhada com carne, sementes de papoila ou nutella.
Mead: é uma das mais antigas bebidas alcoólicas da região, é servida quente e um dos ingredientes é o mel.
Mulled wine: vinho quente com especiarias, também popular noutros mercados de Natal do centro da Europa, como o Glühwein na Alemanha.
PORTÃO DE SÃO MIGUEL
Um roteiro para visitar Bratislava tem que ter uma entrada triunfal na Cidade Velha e esta faz-se pelo Portão de São Miguel. Para lá chegar ao descer do castelo, passará pela praça Zupné námestie, onde estão o Mosteiro e Igreja Capuchinha, dedicada a Santo Estevão, o primeiro Rei da Hungria, e a Igreja da Santíssima Trindade.
O Portão de São Miguel era uma das quatro entradas que davam acesso à cidade medieval muralhada de Prešporok, a atual Bratislava. O seu aspeto atual resulta duma reconstrução ao estilo barroco de 1758. Da muralha do século XIII, pouco resta. Na torre fica o Museu da Cidade de Bratislava e, subindo ao alto dos seus 51 metros, terá uma das vistas 360º mais maravilhosas da cidade.
Olhe para o chão e identifique a placa do Quilómetro Zero com direções e distâncias a grandes cidades do mundo.
CIDADE VELHA (STARÉ MĚSTO)
Passeie sem pressas e deixe-se envolver pela atmosfera tranquila enquanto percorre as ruas pedonais empedradas da Cidade Velha, onde lojas de souvenirs, bares e cafés, e músicos de rua surgem à sua passagem.
Examine a complexidade das fachadas coloridas, admire o contraste da arquitetura religiosa gótica (como a Igreja da Anunciação, a mais antiga da Cidade Velha pertencente ao mosteiro franciscano) às fachadas de estilo classicista, passando pela ocasional ornamentação barroca.
PALÁCIO GRASSALKOVICH
O atual palácio presidencial, com belíssimos jardins paisagísticos e uma fonte com escultura gigante da Terra, é um palácio de verão do século XVIII em estilo rococó. Tornou-se conhecido na época por receber eventos sociais da classe aristocrata onde o famoso compositor Joseph Haydn atuou. Já fica fora da Cidade Velha, mas não podíamos deixar de sugerir para o seu roteiro para visitar Bratislava.
PRAÇA PRINCIPAL (HLAVNÉ NÁMESTIE)
Centro nevrálgico da vida civil, política, social e cultural da cidade, a Praça Principal (Hlavné
námestie) é imprescindível num roteiro para visitar Bratislava.
Vianočný hlavný trh – O Mercado de Natal Principal
A Praça central de Bratislava é linda, mas decorada com banquinhas de Natal fica ainda mais charmosa.
Este é o mercado principal em Bratislava e tem uma variedade bastante grande de produtos à venda.
Leve uma lista dos presentes de Natal que precisa e aproveite para levar para casa artesanato, decorações de Natal diferentes e muitos doces.
É comum oferecerem no Natal bolachas de gengibre decoradas, por isso vai encontrar várias à venda nos mercados.
Também existem várias bancas de comida típica e vá preparado para os abusos, pois é muito difícil resistir a tantas e tão variadas bancas de comida típica.
Localização: na Praça Principal (Františkánske námestie, 811 01 Bratislava, Eslováquia)
Horários: de segunda a domingo das 10:00 às 22:00
FONTE DE MAXIMILIANO
A praça é centrada pela Fonte de Maximiliano (o primeiro imperador húngaro coroado em Bratislava) e está rodeada pela arquitetura marcante de elegantes edifícios em tons pastel, entre os quais se destaca a Antiga Câmara Municipal (Stará Radnica). Se tiver tempo, recomendamos visita ao Museu Municipal no interior, dedicado à cidade, mas acima de tudo para subir ao topo da torre de estilo barroco, de onde pode desfrutar de belas vistas da praça e da Cidade Velha de Bratislava.
SOLDADO DO EXÉRCITO DE NAPOLEÃO
Voltando ao tópico das estátuas de Bratislava, na praça encontra, entre outras, o emblemático Soldado do Exército de Napoleão e uma homenagem a Schöne Náci, uma figura caricata, colorida e divertida que calcorreava as ruas e cafés da Bratislava no século passado.
IGREJA AZUL DE BRATISLAVA
A arrebatadora Igreja de Santa Isabel, construída em estilo Art Nouveau no início do século XX, é notável pela cor azul celeste da sua fachada e interior a que ninguém fica indiferente. Inaugurada em 1913, foi projetada por Ödön Lechner, que recorreu bastante ao uso de mosaicos para a decoração detalhada, daí este ser intitulado do "Gaudí húngaro". Uma sugestão no mínimo "celestial" para incluir no seu roteiro para visitar Bratislava.
WATERFRONT EUROVEA
Pouquíssimos roteiros para visitar Bratislava fazem menção à nova zona trendy da capital eslovaca, a Waterfront Eurovea, mas fica a dica VagaMundos. A combinação da promenade, do centro comercial, da zona ribeirinha e da praça do teatro constitui um conjunto urbano excecional.
O bairro, que se transformou num centro moderno de Bratislava, inclui também o novo e fabuloso edifício do Teatro Nacional Eslovaco e o centro comercial Eurovea. Aqui encontrará não só marcas da moda, mas também cafés e restaurantes com propostas refrescantes.
PALÁCIO DOS PRIMADOS
Maravilhe-se com a elegância do Palácio dos Primados, um dos mais belos palácios neoclássicos da Eslováquia. O palácio que alberga uma galeria com uma coleção única de tapeçarias dos séculos XVII e XVIII e pinturas de governantes eslovacos, serve também de sede ao Presidente da Câmara de Bratislava. Deixe-se fascinar pelos pormenores do interior do Salão dos Espelhos, de tetos altos épicos, grandes candelabros de cristal e altos espelhos dourados.
ČUMIL – A ESTÁTUA MAIS ICÓNICA DE BRATISLAVA
Falemos dum spot Instagram que ninguém quer falhar num roteiro para visitar Bratislava: o homem que espreita sorrateiramente de um buraco do esgoto no chão.
O seu nome é Čumil, a palavra eslovaca para "o vigilante". O que ele vigia, quem é e o que representa permanece um mistério, dando azo a muitas estórias. E desde 1997 que o homem ali está, na esquina das ruas Rybárska e Panská, a observar a vida passar. Diga olá à mais famosa das estátuas pitorescas e peculiares que "moram" na Cidade Velha de Bratislava, tire a foto de praxe e esfregue a cabeça para sorte.
PRAÇA HVIEZDOSLAV (HVIEZDOSLAVOVO NÁMESTIE)
Tomando a rua Rybárska chega à praça que recebe o nome do poeta eslavo Hviezdoslav na qual é homenageado também com uma estátua. Mas a estátua mais famosa da praça é a do escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen. Esta é uma das nossas praças favoritas de Bratislava por ser graciosa e desafogada, oferecer a sombra das suas árvores e ter muitos cafés, restaurantes ou tabernas eslovacas com agradáveis esplanadas à escolha.
TEATRO NACIONAL ESLOVACO
O edifício histórico em estilo neorrenascentista que encabeça a praça é o esbelto Teatro Nacional Eslovaco, o teatro mais antigo da Eslováquia desenhado por arquitetos vienenses também conhecido como a Ópera de Bratislava. Mesmo em frente fica a sublime Fonte de Ganimedes, de 1888, ornada com figuras mitológicas.
CATEDRAL DE SÃO MARTINHO
Um pequeno desvio para norte da praça conduz à Catedral de Bratislava. A catedral gótica, com três naves, foi construída no local de uma igreja românica de 1221, dedicada ao Santo Salvador, destruída por um raio. Na reconstrução foi adicionada às muralhas da cidade tendo a sua torre servido como bastião de defesa. Outra curiosidade é que a torre ostenta uma coroa no alto do pináculo em vez duma cruz, em virtude da Catedral de Bratislava ter sido o lugar de coroação de mais duma dezena de governantes do Reino da Hungria.
